O que é a DARMACRACIA e qual seu papel como resposta para os anseios da sociedade atual?
Quando falamos de sistemas de governos, nos referimos a uma engenharia de gestão com cultura, saberes e propósitos que visam atingir como meta o bem estar comum e a realização social na forma de justiça e segurança.
Não é novidade que hoje em dia o mundo se questiona se o modelo atual seja político, seja econômico já não responde mais ao nosso modelo de vida e que a sociedade se estruturou nos últimos séculos desde a revolução industrial.
O senso comum diz que a forma de produção e consumo não é sustentável, mas ela não está conseguindo sustentar exatamente o quê?
O sânscrito tem uma raiz etimológica (dhr) que significa base, sustento, equilíbrio. Essa raiz se refere a uma crença de que o universo e toda a vida é permeada por uma lei de equilíbrio que sustenta tudo, que conecta tudo e dá sentido à todas as coisas. Dharma, palavra com vários significados, mas vamos nos concentrar nesse para fins do texto. A Darmacracia nesse aspecto seria, então, o governo da sustentabilidade. Aqui não vamos nos dedicar a falar do nível participativo num governo como este, mas, como princípio, ele opera no aspecto de sistematização de uma justiça natural, baseada em leis universais.